Mphanda Nkuwa procura financiamento nos EUA

Mphanda Nkuwa procura financiamento nos EUA

O Director do projecto Hidroeléctrico Mpanda Nkuwa, Carlos Yum, revelou que partilhou o estágio do projecto junto do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), a fim de buscar financiamento.

Citado pelo Notícias, Yum disse que a participação do Estado no empreendimento deve ser vista a longo termo, perspectivando, inclusive, o surgimento de outros projectos.

No seu entender, o Estado deve procurar implementar o maior número possível de projectos da mesma natureza com o de Mphanda Nkuwa. Entretanto, vê a necessidade de introdução de reformas regulamentares para a atracção de mais investimentos.

As declarações ocorreram à margem dos Encontros de Primavera co-organizados pelo FMI e BM, nos Estados Unidos da América.

O projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa deverá gerar 1500 MW de energia eléctrica, e será implantado na província de Tete, e o Estado tem 30% de participação. No ano passado foi assinado um acordo de 5,5 milhões de dólares. Espera-se que o fecho financeiro ocorra este ano, assegurando que as obras terminem em 2030.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.