Mozal concede bolsas de estudo para mais de 100 jovens moçambicanos

Mozal concede bolsas de estudo para mais de 100 jovens moçambicanos

Um total de 150 bolsas de estudo serão atribuídas para mesmo número de jovens, destaque para raparigas, para os cursos leccionados nas faculdades de Engenharia, Letras e Ciências Sociais, da Universidade Eduardo Mondlane ( UEM), além do ensino técnico profissional para o ano lectivo de 2026.

Deste número, 120 estão reservadas para os estudantes da província de Maputo. A bolsa inclui pagamento de subsídio mensal, propina, fornecimento de equipamentos de formação e computador.

Segundo o patrocinador das bolsas, a Mozal, 100 seleccionados em Maputo serão raparigas que pretendem fazer cursos de ensino técnico profissional do Instituto Industrial e Computação Armando Emílio Guebuza; Instituto Comercial e Industrial da Matola, e Instituto Agrário de Boane, idos dos distritos de Boane, Matola, Namaacha e Moamba. Outros 30 jovens, dos quais 20 raparigas daqueles quatro distritos, são estudantes do curso de Engenharia da UEM.

As restantes 20 serão repartidas por todo País, sendo 10 para pessoas com deficiência que pretendem se formar nos cursos de Letras e Ciências Sociais, Ciências Exactas e Engenharias.

Na ocasião, a directora dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais, em Maputo, Maria de Lurdes Brige, congratulou a iniciativa, visto que serve para estimular a rapariga a formar-se em engenharia, de modo a garantir o equilíbrio do género.

Citada pelo jornal Domingo, a dirigente solicitou ao patrocinador no sentido de incluir nesta assistência nos cursos de ensino técnico profissional aos rapazes daquela província. Maria de Lurdes Brige lembrou que durante o período 2019-2025, mais de 300 raparigas beneficiaram de bolsas financiadas pela Mozal nos cursos de ensino técnico profissional.

 

(Foto DR)

Receba a nossa Newsletter

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.