Moçambique volta a produzir vagões

Moçambique volta a produzir vagões

A COMETAL, agora sob gestão da Sir Motors, vai, novamente, produzir vagões no final do próximo, e espera que os seus clientes sejam outras entidades internacionais além dos Caminhos-de-Ferro de Moçambique. Entretanto, actualmente a empresa produz outros tipos de estruturas a partir de contentores que chegam em navios e depois ficam sem utilidade.

Um exemplo disso são os postos policiais nas suas instalações, construídos à base de chapas e ferro dos contentores.

“Este é um posto policial móvel, composto por um balcão de atendimento, por escritório, uma cela e um primeiro andar, que é um dormitório com uma capacidade de seis ou sete bílis”, explicou Abdul Ussene, Director de Projectos da COMETAL.

Nessa senda, a COMETAL criou um posto de saúde desdobrável capacitado para atender diversas especificidades da área da saúde.

Além de reavivar a empresa metalomecânica que outra foi a quinta maior do continente na produção e exportação de vagões, a ideia é que, com o uso de cortes de ferro à laser, se possam criar infraestruturas para minimizar o sofrimento das populações vítimas de terrorismo em Cabo Delgado.

Aliás, só nesta primeira fase, a empresa pode transformar os contentores em qualquer infra-estrutura necessária e com iluminação através de painéis solares.

Entre outras ambições, “nós teremos linhas de montagem de motas e moto-cultivadores, linhas de montagem de camiões de 400 toneladas, no futuro breve. Mas, mais adiante, ainda vem a linha de fabricação”, disse Michael Antunes, director administrativo da empresa.

Partilhar este artigo