Moçambique vai ter centro de produção de energia à base do gás natural

Moçambique vai ter centro de produção de energia à base do gás natural

Moçambique passará a ter um centro produtor de energia que contribuirá para a estabilidade e segurança do sistema eléctrico nacional, com a construção da Central Térmica de Temane, à base de gás natural.

Acordos nesse sentido são assinados hoje, segunda-feira, entre a petrolífera Sasol, ENH e a empresa Electricidade de Moçambique.

Os acordos resultam da Decisão Final de Investimento anunciada em Fevereiro último, pela empresa petroquímica Sasol, no âmbito do Contrato de Partilha de Produção e vão permitir a viabilização da construção da Central Térmica de Ciclo Combinado de Temane, da Linha de Transporte de Temane-Maputo e de uma unidade de Processamento de petróleo leve e de GPL, vulgo gás de cozinha.

As duas infra-estruturas (Central Térmica de Temane e a Linha de Transporte de Temane) irão garantir disponibilidade de geração para fazer face à crescente procura de energia que o nosso país enfrenta, fruto do ambicioso programa nacional de electrificação “Energia para todos” que visa garantir o acesso universal de energia a todos os moçambicanos e moçambicanas até 2030.

A construção da Central Térmica de Temane a base de gás natural é um Projecto que vai aumentar significativamente a capacidade de produção de energia, a um preço bastante competitivo para o país e para a região.  

Este empreendimento contempla ainda a construção da Linha de Transmissão entre Temane e Maputo constitui uma parte essencial na espinha dorsal de transporte de energia do país.

Esta central vai criar condições privilegiadas para a atracção e estabelecimento de novas indústrias e negócios nas províncias próximas da sua localização, nomeadamente, Inhambane e Gaza, onde se destacam novas unidades produtivas no domínio do agro-processamento, turismo e exploração de areias pesadas.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta