Moçambique vai produzir petróleo nos próximos anos

Moçambique vai produzir petróleo nos próximos anos

Um trabalho de pesquisa para a prospecção de petróleo decorre na costa do distrito de Angoche, na província de Nampula, no norte de Moçambique, a fim de determinar a quantidade existente da matéria-prima e a sua viabilidade comercial.

“O estudo de viabilidade está em curso, mas neste momento como Governo do distrito, podemos não ter informação muito bem sustentada. Estamos esperançados que com o andar do tempo Angoche vai explorar petróleo”, disse o Administrador do distrito, Bernardo Alide.

Assumindo que zonas de ocorrência de recursos naturais são alvo de ataques terroristas, o Governador de Nampula, apela aos jovens de Angoche a resistirem a tentativas de recrutamento para grupos armados suspeitos.

“Nós, como jovens, devemos estar atentos para que não sejamos enganados. Ficamos tristes aqui na província de Nampula vendo jovens a aparecerem como quem esta arrependido [de alinhar-se a grupos terroristas]”, disse Manuel Rodrigues.

O Governante disse que as falsas promessas de emprego e baixa remuneração tornaram alguns jovens de Nampula em assassinos, e segundo a STV, a zona costeira da província tem sido indicada como preferencial para recrutamento para as fileiras terroristas.

Os planos de pesquisa de petróleo em Angoche são antigos. Já em 2021, segundo a Deutsche Welle, ONG’s de Nampula teriam ficado seis anos sem acesso a zona de estudos. A sociedade civil acusa o Governo de falta de transparência o assunto.

O concurso para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em Angoche foi lançado em 2014, do qual também procuravam-se empresas para desenvolver trabalhos de pesquisa nas áreas marítima da Bacia do Rovuma, no Delta do rio Zambeze, assim como na parte terrestre das áreas de Palmeiras e à volta de Pande-Temane.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.