Moçambique vai crescer acima de 6% a partir de 2023 – PR

Moçambique vai crescer acima de 6% a partir de 2023 – PR

A exploração de Gás Natural Liquefeito (GNL), na Bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado, poderá impactar positivamente a taxa de crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) nacional a média de mais de seis porcento a partir de 2023, disse, hoje, em Maputo, o Presidente da República (PR).

“Entre 2023 e 2025, prevê-se que a produção e exportação de gás natural liquefeito determine o ritmo do crescimento económico com o PIB real a crescer acima de seis porcento, por ano”, avançou Filipe Nyusi.

Para já, o crescimento do PIB moçambicano deverá ser mais moderado e situar-se entre 2.9% e 3.8% na linha de uma trajectória iniciada no ano passado, antecedida por uma recessão em 2020 que, por sua vez, foi influenciada, negativamente, pelos efeitos socio-económicos da covid-19, condições climáticas e terrorismo, de acordo com o PR.

Nyusi fez estes pronunciamentos no âmbito da abertura da sétima edição da Cimeira de Gás e Energia, organizada pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia, através da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos.

O PR referiu que o Governo aposta na agricultura e agro-processameto, a par do sector das pescas para desenvolver a economia. Nessas áreas “registámos o crescimento de produção de diversas culturas, caminhando para a suficiência alimentar em registo de crescimento real de 4% em 2021 e com peso próximo de 20% do PIB”.

Filipe Nyusi referiu que esse esforço visa reduzir os riscos de dependência excessiva do sector extractivo, que regista elevado grau de risco económico e volatilidade, como o sector de hidrocarbonetos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.