Moçambique reage à morte do Papa Francisco

Moçambique reage à morte do Papa Francisco

A notícia do desaparecimento físico do Papa Francisco já corre o mundo e, de Moçambique as reacções começam a chegar.

O Presidente da República, Daniel Chapo, lamentou o ocorrido e endereçou condolências à comunidade católica ao no país ao redor do mundo.

Na sua página do Facebook escreveu: “Neste momento de dor, unimo-nos em oração com a comunidade cristã, expressando nossas sinceras condolências. Que a fé e a esperança confortem os corações enlutados, e que o legado do Papa Francisco continue a iluminar o nosso caminho. Que a paz e a misericórdia de Deus estejam com todos nós”.

A Primeira-Ministra Benvinda Levi disse que a morte do Papa é um choque para todo o mundo e para os que professam a fé cristã. Notou que Francisco influenciou sobremaneira a forma de ser e estar da Igreja Católica, e demonstrou-se “muito amigo de Moçambique”.

“Como moçambicanos, certamente estamos tristes. Vimos como ele se envolveu com Moçambique quando esteve aqui, não só, quando esteve à distância, ele fez tudo para apoiar os moçambicanos nos momentos de crise” referiu.

O embaixador de Moçambique na Santa Sé, Raúl Domingos, referiu que recebeu com choque a informação, uma vez que ontem “estávamos com o Papa na missa de domingo de Páscoa. Era imprevisível o que acabamos de ouvir. Estamos consternados”.

A igreja católica em Moçambique, através do Arcebispo de Maputo, Dom João Carlos Nunes, que considerou a morte de Francisco uma perda imensurável pela força e dedicação à igreja, e pelo legado que deixa.

“Temos uma ligação muito estreita com o Santo Padre. Durante os momentos difíceis que enfrentamos, e o facto de não nos entendermos enquanto moçambicanos, muitas vezes ele interveio, e também, diante de intempéries da natureza sempre interveio com ajudas muito concretas” disse.

 Segundo Nunes, o Papa Francisco “soube amar a igreja, foi um homem da igreja e dos pobres, aqueles que não têm voz e são postos de lado”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.