Moçambique promete submeter até 30 Junho a lista de produtos à Zona de Comércio Livre Africana

Moçambique promete submeter até 30 Junho a lista de produtos à Zona de Comércio Livre Africana

Moçambique vai entregar até 30 de Junho a tabela de produtos e serviços que vai isentar de direitos aduaneiros, no âmbito do processo de adesão à Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA, na sigla inglesa).

Segundo o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, “o trabalho já foi concluído e vamos depositar a nossa oferta tarifária ao Secretariado da AfCFTA até 30 de Junho”.

Silvino Moreno, citado hoje pelo Jornal Notícias, adiantou que Moçambique já fez o depósito do acordo ratificado pela Assembleia da República no secretariado da União Africana, “o que faltava era a oferta tarifária”.

A fonte assinalou que o documento a entregar à organização continental elenca os preços dos produtos e serviços que o país vai colocar no mercado e isentos de taxas aduaneiras, ao abrigo do referido tratado.

“Temos enormes potencialidades agrícolas. Podemos fornecer castanha de caju, algodão, camarão e outros produtos que neste momento têm como destino a Europa”, reiterou o ministro da Indústria e Comércio.

De acordo com o Governo, após o depósito do instrumento, vai seguir-se a divulgação do acordo junto do sector privado nacional para que possa tirar proveito do tratado.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.