Moçambique pretende criar Memorial Nacional da Paz em Gorongosa

Moçambique pretende criar Memorial Nacional da Paz em Gorongosa

Moçambique pode criar, nos próximos tempos, um Memorial Nacional da Paz, no distrito de Gorongosa, província de Sofala, anunciou, hoje, o Presidente da República, Filipe Nyusi.

​A ideia de criar um Memorial Nacional da Paz resulta de concertação entre o Governo e a liderança da Renamo, o maior partido da oposição de Moçambique, referiu.

O monumento será uma homenagem a todos os intervenientes protagonistas para o estabelecimento da paz no país. Mas também, de acordo com Nyusi, será para apagar a conotação de Gorongosa com guerras, e permitir a convivência pacífica entre homens e a natureza naquela região.

Segundo Nyusi, este é o resultado dos esforços da negociaçõ​es entre as partes que levaram à assinatura dos Acordos de Maputo, em 2019, para pôr termo a longos anos de conflitos armados entre as partes.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, falava na Assembleia da República, em Maputo, durante a apresentação do seu 10º e último Informe sobre o Estado Geral da Nação.

Em Junho de 2023, a Renamo procedeu, na serra da Gorongosa o encerramento da sua base, com a entrega simbólica da última arma.

Os acordos para o desarmamento e reintegração do braço armado da Renamo já permitiram a alocação de pensões para mais de 3.500 antigos guerrilheiros.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.