“Moçambique precisa de investimento verde, não de financiamento de combustíveis fósseis”

“Moçambique precisa de investimento verde, não de financiamento de combustíveis fósseis”

Os activistas da organização Friends of the Earth (Amigos da Terra) lançaram uma petição pública para o Governo britânico interromper o investimento e cerca de um bilhão de dólares no projecto de gás liderado pela Total em Moçambique.

A petição aponta o facto de o executivo liderado por Boris Johnsosn ter-se comprometido em conter a crise climática nas negociações climáticas da ONU (COP26), mas estar a fazer justamente o contrário ao canalizar o investimento para aquele projecto de exploração de gás.

“O Governo precisa fazer tudo o que estiver ao seu alcance para apoiar a transição para as energias renováveis, e não para apoiar novos projectos de combustíveis fósseis. Ao fazê-lo, está a agir contra os seus compromissos ao abrigo do Acordo de Paris”, lê-se na chamada de petição

A petição teve forte adesão nas redes sociais, na última sexta-feira, e foi impulsionada por outras organizações ambientais via Twitter.

Apesar disso, a nota refere que ainda se pode evitar o tribunal, desde que Boris Johnson retire “o apoio a este novo mega-projecto em Moçambique de uma vez por todas”.

Caso a decisão do Governo britânico prevaleça, em Dezembro deverá decorre a audiência sobre a contestação do grupo activista.

A participação da UK Export Finance (UKEF), que vai apoiar a companhia Moz LNG1 Financing, implicaria no desenvolvimento de instalações de produção de gás offshore ligadas a uma instalação de recepção de gás onshore e de liquefação de gás natural e infraestruturas na península de Afungi, em Cabo Delgado.

O projecto terá vários bens e serviços fornecidos por exportadores do Reino Unido, devendo colaborar na construção de instalações portuárias, tanques de armazenamento, alojamentos para trabalhadores, pistas de aterragem, instalações de produção de energia, instalações de eliminação de resíduos e tratamento de água.

A Amigos da Terra convoca o público a assinar uma petição e pedir ao primeiro-ministro que mantenha o seu compromisso com uma acção climática. A pressão sobre o Governo britânico aumentou após as conversações da ONU sobre o clima. “Agora é o momento de exigir que leve a sério o seu compromisso”, diz a ONG no seu site.

Fonte: DW, friendsoftheearth

Partilhar este artigo