Moçambique, Portugal e Mota-Engil vão reabilitar a Capela de Nossa Senhora do Baluarte

Moçambique, Portugal e Mota-Engil vão reabilitar a Capela de Nossa Senhora do Baluarte

Os governos de Moçambique e Portugal e a construtora Mota-Engil assinaram, esta quarta-feira, um memorando de entendimento para reabilitação da Capela de Nossa Senhora do Baluarte, na Ilha de Moçambique, a mais antiga edificação em alvenaria na costa do Índico.

A ministra da Cultura, Edelvina Materula, representou Moçambique; o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, representou Portugal; e Aníbal Leite represntou a Mota-Engil.

Prevê-se que as obras iniciem em Março, mas valor necessário para reabilitar o edifício ainda não foi estipulado. A mão-de-obra será local e os trabalhos deverão durar entre seis e oito meses.

De acordo com Aníbal Leite, Director-Executivo da Mota-Engil África, a infraestrutura deverá apresentar consistência sufiente para sobreviver a intempéries.

A empresa vai realizar o trabalho a preço de custo, enquadrando-o nas suas acções de responsabilidade social, a  explicou Leite, citado pelo EcoSapo.

A capela é património classificado, único exemplar de arquitetura manuelina em Moçambique, um edifício erguido em 1522 pela armada portuguesa a caminho da Índia e que está dentro do perímetro da fortaleza de São Sebastião. No ano passado completou 500 anos.

Ilha de Moçambique foi declarada Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 1991.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta