Moçambique pondera negociar com África do Sul a criação de fronteira especializada para camiões na Ressano Garcia

Moçambique pondera negociar com África do Sul a criação de fronteira especializada para camiões na Ressano Garcia

O Governo pondera negociar com a vizinha África do Sul a criação de uma fronteira especializada para os camiões que passam pelos postos de travessia de Ressano Garcia com destino ao porto de Maputo e vice-versa.

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, considera que esta solução pode descongestionar o tráfego na Estrada Nacional número 4 (EN4), permitindo maximizar os ganhos do corredor de Maputo.

“É importante voltar a conversar com os nossos vizinhos da África do Sul, se calhar até pensar uma fronteira especializada só para esse tráfego, para descongestionar Ressano Garcia nos moldes que ela está e depois em algum ponto deste troço, desviar este tráfego rodoviário para um outro sistema e que depois possa passar pela ponte de Maputo / Katembe e desaguar directamente no Porto de Maputo, de onde retiramos o tráfego todo, que é isso que vemos da Matola para aqui, um problema sério. Portanto também estamos a pensar nessa variável” disse Carlos Mesquita citado pela Rádio Moçambique.

O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, falava, este fim-de-semana, num Workshop sobre o Corredor de Desenvolvimento de Maputo, que juntou governo e operadores de infra-estruturas e utilizadores desta zona económica.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta