A gigante tecnológica chinesa Huawei estuda a possibilidade da construção de uma fábrica de produção de telemóveis adequados às necessidades rurais em Moçambique.
A informação foi avançada durante uma visita da secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Comunidade Moçambicana no Exterior, Maria Manso, à Huawei, na cidade chinesa de Pequim.
“Depois de receber uma explicação detalhada sobre as actividades desta empresa, que opera na área da tecnologia de informação, a secretária de Estado e o vice-presidente da Huawei para a África Austral, Tony Li, concordaram em estudar a possibilidade da companhia construir uma unidade fabril em Moçambique, para a produção de telemóveis adequados às necessidades das zonas rurais”, lê-se numa nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A construção da unidade chinesa em Moçambique integra, segundo a mesma nota, o objectivo de mobilizar o investimento estrangeiro para o País.
Durante a “Huawei Electric Power Summit 2025”, evento promovido pela Huawei centrado na transformação digital do sector eléctrico, a multinacional chinesa de tecnologia destacou Moçambique como um dos casos de referência no processo de digitalização do sector eléctrico no continente africano.
Adicionalmente, a empresa chinesa revelou, durante o evento, que actualmente colabora com uma empresa moçambicana de energia na implementação de soluções digitais de última geração com resultados significativos.
(Foto DR)
Deixe uma resposta