Moçambique pode pagar mais de 2 milhões de meticais para alugar estádio de futebol na África do Sul

Moçambique pode pagar mais de 2 milhões de meticais para alugar estádio de futebol na África do Sul

A Selecção Nacional de Futebol (Mambas) vai defrontar a sua congénere do Ruanda, às 18h00, do no próximo dia 22 de Junho, no primeiro embate da fase de grupos de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) 2024.

Os Mambas estarão na condição de anfitrião, mas o jogo vai decorrer fora do território moçambicano porque o campo oficial da Selecção Nacional no Estádio Nacional do Zimpeto não reúne condições para receber jogos de alto escalão.

“[Devido a] sua inadequabilidade face aos requisitos exigidos pela Confederação Africana de Futebol (CAF), este órgão interditou o Estádio Nacional do Zimpeto”, lê-se numa carta da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) a que o MZNews teve acesso endereçada, esta terça-feira (17), ao Secretário de Estado do Desporto (SED), Gilberto Mendes.

De acordo com o documento “a vizinha Africa do Sul é a opção mais viável devido a sua proximidade e condições de deslocação”.

Nesse contexto, a FMF apresentou ao SED o custo do arrendamento de um estádio na África do Sul – não identificado no documento – para a recepção do jogo.

A FMF diz na carta que para a realização do jogo dos Mambas a portas fechadas o custo será de 280.787,50 randes, correspondentes a 1,134.379,48 meticais, no câmbio actual (1 RZA=4.04 MZn). E um jogo aberto ao público poderá custar 597.854,50 randes, equivalentes a 2,415.33218 meticais. Ou seja, ao valor do jogo a portas fechadas acrescesse mais do dobro, 317.067 randes (1,280.950,68 meticais), mais do que suficientes para um outro arrendamento de campo caso a reabilitação do Estádio Nacional do Zimpeto desfile apenas na propaganda.

O documento não refere qual Estádio a FMF escolher para a realização confronto, mas, de acordo com um a fonte nossa trata-se do FNB Stadium, cujos gestores poderão assumir o controle do Estádio Nacional do Zimpeto.

Partilhar este artigo