A Selecção moçambicana de Basquetebol sénior feminina perdeu esta manhã, diante do anfitrião México (71-65), na primeira jornada do Grupo “B” do Torneio de Qualificação para o Campeonato do Mundo da FIBA da Alemanha-2026, que hoje iniciou, prolongando-se até ao próximo domingo naquele país da América Central.
Segundo uma publicação do jornal Desafio, após várias contrariedades, relacionadas com a viagem, chegando a Federação Moçambicana de Basquetebol a anunciar a desistência, o combinado nacional chegou a México na madrugada de hoje, onde jogou com a selecção anfitriã às 5h30.
Ainda assim, Moçambique assumiu o jogo, mostrando a sua pujança. Empatou no primeiro quarto (14-14), venceu no segundo (9-19), cedendo à tangente no penúltimo (20-19). No derradeiro quarto, sem a mesma frescura física e nem emocional, perdeu por 28-13, numa etapa em que o trio de arbitragem, Franco Ronconi (Argentina), Aline García (Uruguai) e Sandra Sanchez Gonzalez (Espanha) “embalou” as mexicanas.
Entretanto, a nível individual, o destaque vai para a jovem Célia Sumbana, que fez o seu primeiro jogo pela Selecção Nacional sénior feminina e…foi a melhor atleta do combinado nacional, com 16 pontos, três ressaltos, três assistências, três roubos de bola e dois bloqueios.
Moçambique volta a jogar na quinta-feira, à 1h30, diante de Montenegro, e fecha esta etapa diante da Nova Zelândia, na sexta-feira, à mesma hora (1h30).
(Foto DR)
Deixe uma resposta