Moçambique perde metade das receitas de turismo

Moçambique perde metade das receitas de turismo

As receitas do turismo internacional em Moçambique fixaram-se em cerca de 25,74 milhões de dólares, representando uma queda de cerca de 51,1%, em relação a 2020.

Eldevina Materula, ministra da Cultura e Turismo, disse que o facto se deve a eclosão da Covid-19. Referiu que a pandemia teve um impacto social e económico, sendo o turismo o mais afectado.

Indo aos números, a governante disse que o sector registou o enceramento de 31% de estabelecimento turísticos num universo 6,708.  Afetou igualmente 27% de trabalhadores, num universo de 69,178.

Falando ontem, no âmbito do Dia Mundial do Turismo, a ministra explicou que o governo adoptou medidas para estimular a recuperação e o crescimento do sector da economia. Entre elas está a abertura de teatro, cinemas, piscinas, praias. Alargou também o horário do funcionamento dos estabelecimentos de restauração.

“No entanto, reiteramos que estas medidas não significam o fim da pandemia. Pelo contrário, convocam-nos para uma maior responsabilidade no cumprimento integral e escrupuloso das medidas sanitárias”.

As receitas do turismo internacional em Moçambique fixaram-se em cerca de 25,74 milhões de dólares, representando uma

Etelvina Materrula disse que, apesar do revés provocado pela pandemia, o sector continua a somar grandes conquistas. Citou como exemplo concreto a recente eleição de Moçambique a membro do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo para o período de 2021-2025. 

“Este feito representa uma oportunidade ímpar para a recuperação no pós-Covid-19. Abre boas perspectivas para influenciar as decisões que priorizem projectos e investimentos para África e Moçambique, em particular”, disse.

No âmbito da promoção das suas potencialidades, Moçambique prepara-se para participar na Expo Dubai 2020, estando prevista a semana da Cultura e Turismo que irá decorrer de 14 a 20 de Novembro próximo.

“A Expo Dubai 2020 espera receber 190 países e Moçambique será o único com uma semana temática”, avançou a ministra.

Na ocasião encorajou a participação dos agentes económicos e o sector privado em geral, no evento.

Partilhar este artigo