Terrorismo: Moçambique pede apoio letal à parceiros internacionais, apesar da estabilidade em Cabo Delgado

Terrorismo: Moçambique pede apoio letal à parceiros internacionais, apesar da estabilidade em Cabo Delgado

O Ministro da Defesa, Cristóvão Chume, reiterou aos seus parceiros de cooperação internacional, na quinta-feira (29), o pedido de apoio de equipamento letal para combater o terrorismo na província de Cabo Delgado.

“Os esforços que a União Europeia tem dado aos outros países, que também sofrem com o mesmo fenómeno, poderia ser partilhado com Moçambique e prover equipamento letal”, disse o Ministro.

Após um encontro a portas fechadas com uma delegação da União Europeia, Chume referiu que nas actuais circunstâncias de combate no Teatro Operacional Norte já é preciso mais do que apoio não letal.

“É uma questão que deixamos a critério desse bloco europeu, para continuar com as suas consultas, e quem sabe teremos resultados positivos para a segunda fase do programa”, perspectivou.

Entretanto, o Ministro assegurou que a situação de ataques inspiram relativa segurança, por haver focos de ataques. De acordo com Chume, os terroristas estão enfraquecidos, e instou à população a regressar para suas zonas de origem.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.