A Selecção Nacional Sénior Feminina de Basquetebol inicia hoje, segunda-feira (09), no Pavilhão do Desportivo de Maputo a preparação da disputa da Fase Final da 29.ª edição do Afrobasket a decorrer em Abidjan, Costa do Marfim, de 26 de Julho a 3 de Agosto próximo.
Segundo uma publicação do jornal Desafio, para o treino da manhã desta segunda-feira, o seleccionador nacional Nasir Salé disse que vai contar com 14 das 15 jogadoras pré-convocadas, à excepção da extremo Chanaya Pinto.
A jogadora está em Angola, sob empréstimo da Quinta dos Lombos de Portugal, e está a representar o Sporting de Luanda na final da 40.ª edição do Campeonato Nacional de Angola.
Entretanto, há uma semana o seleccionador nacional anunciou a lista de 15 jogadoras pré-convocadas para o processo de preparação para o próximo Afrobasket, com a poste Hulda Joaquim, da Universidade do Novo México, dos Estados Unidos da América, a ser a grande novidade.
Nascida a 4 de Maio de 2000 (25 anos) na capital do país e formada no Ferroviário de Maputo, Hulda é pela primeira vez chamada a integrar os trabalhos da Selecção Nacional de seniores, depois de ter feito carreira nos escalões de formação.
Em 2018 fez parte da equipa sub-18 que jogando em casa conquistou a medalha de prata, ao terminar em segundo lugar no Afrobasket da categoria e, por via disso, qualificou-se para o Campeonato do Mundo Sub-19 da FIBA, disputado no ano seguinte em Bangkok, na Tailândia.
Depois dessas duas grandes participações a jogadora emigrou para os Estados Unidos da América (EUA).
Para além de Hulda Joaquim, a lista de 15 jogadoras pré-convocadas por Nasir Salé inclui mais três jogadoras que evoluem fora de portas.
Trata-se da poste Leia Dongue, a extremo Chanaya Pinto e a base Zelma Zita, que actuam no Flammes Cariolo Basket Ardennes (França), Quinta dos Lombos (Portugal) e Utep Miners Basketball (EUA), respectivamente.
Eis a lista completa das 15 jogadoras pré-convocadas:
BASES (1): Sílvia Veloso e Bruna Argélio (Fer. Maputo) e, ainda, Delma Zita (Utep Miners Basketball, EUA);
EXTREMOS (2): Anabela Cossa e Stefánia Chiziane (Fer. Maputo) e, ainda, Eliotéria Lhavanguane (Costa do Sol);
EXTREMOS (3): Ingvild Mucauro e Rosa Cossa (Fer. Maputo) e, ainda, Chanaya Pinto (Quinta dos Lombos, Portugal);
POSTES (4): Nilsa Chiziane e Iolanda Francisco (Costa do Sol) e, ainda, Hulda Joaquim (Univ. Novo México, EUA);
POSTES (5): Leia Dongue (FC Basket Ardennes, França), Carla Covane (Fer. Maputo) e Vilma Covane (Costa do Sol).
(Foto DR)
Deixe uma resposta