Moçambique gasta 750 milhões de meticais para pagar despesas a ajuda externa na saúde

Moçambique gasta 750 milhões de meticais para pagar despesas a ajuda externa na saúde

O Estado gasta, todos os anos, cerca de 750 milhões de meticais para pagar a ajuda externa na área da saúde, avançou, na quarta-feira, o Ministro da Saúde, Ussene Isse.

O Governante afirmou ainda que o país deve reduzir a dependência externa até 2029, através da formação dos especialistas da área.

“Temos de continuar a acelerar a formação de especialistas. Neste ciclo de governação, temos de, pelo menos, conseguir reduzir a dependência externa até cerca de 75%. Esta é a meta que temos de alcançar até 2029. Por isso, os colegas da formação têm um desafio enorme. Vamos usar os recursos que estão disponíveis. Eu sei que há dificuldades de libertar colegas para irem estudar.  Neste ciclo, vamos abrir para moçambicanos se formarem, para acabarmos com a dependência externa. Gastamos cerca de 750 milhões de meticais por ano para pagar a ajuda externa na área médica” disse.

Ele falava no âmbito da 13ª sessão do Conselho Hospitalar, que antecede o Primeiro Conselho Coordenador do Ministério da Saúde, a iniciar na sexta-feira, na cidade de Maputo.

Por outro lado, desafiou aos gestores do sector a envidar mais esforços para travar o desvio de fármacos do Sistema Nacional de Saúde.

“peço nesta área a vossa colaboração no controlo de roubo de medicamentos, essa é a vossa responsabilidade de hoje em diante” apelou, além de exigir “mão-dura” contra funcionários que maltratam pacientes nas unidades sanitárias.

Receba a nossa Newsletter

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.