A selecção moçambicana de basquetebol feminina perdeu esta madrugada diante da Nova Zelândia (79-63), em partida da terceira jornada do Grupo “B” do Torneio de Qualificação para o Campeonato do Mundo da FIBA da Alemanha-2026, que termina no próximo domingo (25).
Com esta derrota, Moçambique perdeu a possibilidade de se qualificar ao Campeonato do Mundo nesta primeira janela de qualificação, após perder nas primeiras duas jornadas contra a selecção anfitriã, México (71-65), e diante de Montenegro (74-52).
Segundo uma publicação do jornal Desafio, agora as atenções ficam viradas para o Torneio de Qualificação ao Afrobasket da Costa do Marfim-2025, a decorrer em Novembro em Angola, juntando os países da África Austral para apurar apenas um representante para a competição continental.
Assim, para chegar ao seu segundo Campeonato do Mundo, depois da estreia em 2014, na Turquia, a selecção nacional ainda tem um caminho com duas estações por seguir.
Primeiro, deve vencer a pré-qualificação ao “Afrobasket” já em Novembro, em Angola, para, depois, na prova continental, ganhar o evento ou, então, terminar em posição que permita disputar o Torneio de Qualificação ao Campeonato do Mundo da FIBA da Alemanha-2026.
Nessa prova estarão 24 equipas de todo o mundo, sendo que, dessas, duas serão as vencedoras dos actuais torneios de pré-qualificação do México e do Ruanda e, ainda, as que tiverem uma boa classificação nos campeonatos continentais que vão decorrer no segundo semestre de 2025.
(Foto DR)
Deixe uma resposta