Moçambique conta com mais de dois mil focos de mineração artesanal

Moçambique conta com mais de dois mil focos de mineração artesanal

Moçambique conta com mais de 2000 focos de mineração arsenal segundo o Censo de Mineradores Artesanais, cujos resultados acabam de ser divulgados pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), em coordenação com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados que são citados pelo Notícias online mostram que do total dos focos identificados 1577 estão activos, sendo 31% dedicados à exploração de ouro.

Em 2021 a mineração artesanal envolveu 806.957 pessoas, o correspondente a 2.6% da população do país. Três quartos dos mineradores têm na actividade a sua principal fonte de rendimento grande parte é composta por homens (88,3 por cento) e destes (68 por cento) jovens de 15-34 anos.

Os resultados que são citados pelo portal permitiram apurar ainda que 53% dos mineradores artesanais trabalham por conta própria, mais de 50% dedica-se à extracção de ouro e cerca de 30% a materiais de construção (pedra, areia e argila).

O Censo de Mineração Artesanal foi lançado em Agosto de 2021 e resulta do reconhecimento, pelo Governo, do papel deste segmento de actividade mineira praticada em Moçambique desde o fim do Séc. XII.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.