Moçambique busca parcerias de negócios no turismo, agro-negócios e energia junto da Nigéria

Moçambique busca parcerias de negócios no turismo, agro-negócios e energia junto da Nigéria

Moçambique busca parcerias de negócio nas áreas de turismo, agro-negócios, recursos minerais e energia junto da Nigéria. O ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, reitera que o fórum bilateral de negócios que arrancou na quinta-feira passada, vai alargar a cooperação económica entre os dois países.

O investimento da Nigéria em Moçambique entre 2016 e 2021 está avaliado em mais de 44 milhões de dólares americanos, com maior destaque no sector bancário no país, o caso do United Bank for Africa, Access Bank e outras instituições bancárias.

Entretanto, o Governo entende que é imperioso alargar a margem de cooperação económica noutros sectores.

De acordo com o ministro da indústria e Comércio, Silvino Moreno, existem outras áreas que merecem maior destaque e que podem servir como elemento catalisador para ter acesso a mercados internacionais, e contribuir no desenvolvimento dos dois países.

“As cadeias de valor e nichos produtivos agrícolas com potencial agro-ecológico, a implantação de parques industriais e mercados abastecedores, na transformação e adição de valor de produtos agro-alimentares, incluindo pesqueiros, no sector de energia e recursos minerais e na exploração do gás natural na Bacia do distrito de Búzi e no sector das infra-estruturas e corredores logístico, bem como no sector do turismo”, detalhou Silvino Moreno, durante a abertura do Fórum de Negócios e Investimentos entre Nigéria e Moçambique.

Mas o apelo do ministro da Indústria e Comércio aos empresários moçambicanos não está apenas limitado nas potencialidades de Moçambique. Para o governante, o quadro legal do país e as medidas de estímulo à economia, anunciadas em Agosto, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, também servem de chamariz para os investidores estrangeiros.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.