Moçambique aposta na produção de trigo

Moçambique aposta na produção de trigo

Moçambique vai aproveitar o potencial ecológico das províncias de Tete e Niassa, no centro e norte do país, respectivamente, para apostar na produção de trigo, conforme anunciou, hoje, o Presidente da República (PR).

Filipe Nyusi que, falava à margem da abertura do primeiro simpósio de investigação agrária de Moçambique, na KaTembe, disse que os primeiros ensaios demonstram resultados promissores.

“Apraz-nos anunciar que a equipa moçambicana de investigadores de trigo, com sucesso, concluiu o seu programa de investigação e já decidiu sobre as variedades de alto potencial produtivo a serem adoptadas para as condições do nosso país”, disse Nyusi.

Os resultados da análise indicam para a capacidade de produção de sete toneladas do cereal por hectare, no Niassa, e quatro toneladas por hectare em outras regiões, referiu Nyusi.

“Os próximos passos são a libertação da variedade e a divulgação da tecnologia que passará pela multiplicação massiva das sementes e treinamento dos nossos extensionistas e produtores para a massificação da sua produção”, adiantou.

Segundo Nyusi, a produção nacional do trigo vai reduzir a dependência externa que piorou com o conflito no leste europeu.

Ainda no evento, o PR anunciou que, nos próximos dois anos e meio, o Governo vai disponibilizar três bilhões de meticais ao Instituto de Investigação Agrária de Moçambique para o melhoramento de laboratórios e campos de produção de sementes. Leia mais…

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.