MIREME reafirma aposta no processamento local e rastreio de minérios

MIREME reafirma aposta no processamento local e rastreio de minérios

O Ministros dos Recursos Minerais e Energias (MIREME), Carlos Zacarias, reafirmou, esta segunda-feira, no Niassa, o compromisso de acelerar os trabalhos para que os produtos minerais extraídos no território moçambicano sejam nele processados.

O propósito é agregar valor aos minerais, entre eles grafite, areias pesadas e carvao mineral, bem como promover a industrialização e promoção de empregos.

O Ministro falava na cidade de Lichinga à margem do VII Conselho Coordenador do MIREME.

Na ocasião, destacou igualmente o esforço que deve ser empreendido para garantir o rastreio de gemas e metais preciosos. Neste sentido, o sector vai, paralelamente, trabalhar para criar entrepostos comerciais, monitorar e intensificar as actividades de inspecção da exploração mineira.

Por outro lado, está entre as prioridades do MIREME a expansão da rede eléctrica no país na linha do programa governamental de prover energia para todos os moçambicanos até 2030.

“A larga cadeia de valor associada aos recursos minerais e energia alimenta continuamente as expectativas da sociedade, por uma contribuição visível do nosso sector, no desenvolvimento do nosso país”, disse.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.