Ministro ucraniano promete visitar Moçambique

Ministro ucraniano promete visitar Moçambique

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia vai realizar um périplo pelo continente africano para angariar apoio e prometeu, hoje, escalar Moçambique, onde pretende levar um diálogo “honesto” sobre a guerra no seu país.

Dmytro Kuleba disse que a sua viagem pelos países africanos vai continuar “e Moçambique está entre os países que nós vamos visitar para termos uma conversa verdadeiramente honesta”.

De todas as três vezes que os países membros das Nações Unidas foram chamados a dar o seu voto relativamente a condenação ou não da invasão russa à Ucrânia, Moçambique absteve-se de votar. Esta quarta-feira, países como Angola, Cabo Verde, Guine-Bissau, Brasil e Portugal votaram uma resolução contra a anexação russa de quatro territórios ucranianos.

A viagem ainda não tem uma data marcada, mas Kuleva esclareceu que a intenção é assegurar que Moçambique “perceba” que a Ucrânia está perante uma “clara invasão”.

No entanto, a Ucrânia na espera que os argumentos que apresentar reflictam numa mudança de percepção da situação imediatamente.

“Se notamos que a reação é honesta e o país vai continuar a refletir sobre a sua posição, nós vamos claramente abrir-nos para esta relação”, declarou Dmytro Kuleba, citado pela RTP.

Receba a nossa Newsletter

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.