Millennium Chalenge Corporation desbloqueia 500 milhões de dólares para Moçambique

Millennium Chalenge Corporation desbloqueia 500 milhões de dólares para Moçambique

A Presidente Executiva do Millennium Chalenge Corporation (MCC), Alice Albright assegura a submissão da recomendação para o desbloqueio de 500 milhões de dólares para projectos de desenvolvimento em Moçambique, denominado Compacto II.

A recomendação da aprovação será submetida ao Conselho de Administração do MCC até 28 de Junho próximo e só depois será indicada a data do arranque e implementação do projecto, segundo Alice Albright, citada pelo Notícias.

Ela deu esta garantia num encontro que manteve em Washington, EUA, com o Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, no âmbito dos encontros de Primavera com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial, que decorrem até domingo.

O Director residente do MCC em Moçambique, Kenneth Miller, explicou que cerca de 300 milhões de dólares se destinam para o investimento nos sectores de transporte e infraestruturas, com maio impacto no rio Licungo, em Mocuba, Zambézia. Ele disse também que o Governo tenciona aumentar o orçamento da Administração Nacional de Estradas.

De acordo com Max Tonela, o Compacto II vai abranger três áreas nomeadamente a promoção de investimento na agricultura comercial, conectividade e transporte rural e mudanças climáticas e desenvolvimento costeiro.

Tonela disse ainda que Zambézia é a província prioritária para receber estes investimentos e que os empresários locais “à partida, estão em desvantagem dada a situação de pobreza extrema na região”. Assim, prevê-se a preparação de pacotes de formação para o seu empoderamento.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta