Metical volta ao equilíbrio depois da súbita valorização de Março

Metical volta ao equilíbrio depois da súbita valorização de Março

Depois de uma valorização surpreendente de 74 para 55 Meticais por unidade de dólar verificada em Março, a moeda nacional volta a desvalorizar-se no gráfico cambial rumo à posição de equilíbrio com a economia real, posicionando-se presentemente em torno dos 60 Meticais.

Segundo economistas citados pelo “semanário Domingo”, a valorização verificada resultou, em parte, do fortalecimento da capacidade de captação de divisas, com destaque para o dólar, devido ao início das actividades de exploração de gás na bacia do Rovuma.

A apreciação do Metical também observou-se como resultado de uma combinação de factores internos e externos, e não constitui necessariamente um mérito exclusivo das medidas restritivas adoptadas pelo Banco Central aquando da sua intervenção no ano passado com vista a fazer frente aos efeitos nefastos da pandemia do covid-19.

Entre os factores internos o destaque vai para o agravamento das taxas directoras determinado pelas recentes sessões de Comités de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique, o que condicionou a redução da procura pela moeda externa para realização de importações de bens e serviços.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta