Megaprojectos rendem ao estado 15,5 mil milhões de meticais no primeiro semestre

Megaprojectos rendem ao estado 15,5 mil milhões de meticais no primeiro semestre

Dados recentemente divulgados pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF), em Relatório de Execução do Orçamento do Estado (REO), de Janeiro a Junho de 2021, indicam que a contribuição dos Megaprojectos para o fisco foi de 15,5 mil milhões de Meticais no primeiro semestre do ano em curso, um crescimento em 57,9% em relação a igual período de 2020, em que o Estado embolsou 9,8 mil milhões de meticais.

A fonte ilustra que o valor registado representa 15% do total de receitas colectadas pelo Governo, no montante de 127,4 mil milhões de Meticais.

Dentro dos megaprojectos, o destaque vai para a contribuição do sector de exploração de petróleo, que no período em análise atingiu 7,4 mil milhões de Meticais, contra 4,2 mil milhões de Meticais do período homólogo.

O sector de produção de energia destacou-se como a segunda área que mais contribuiu para o fisco no último semestre, tendo canalizado aos cofres do Estado 5,7 mil milhões de Meticais, contra 3,5 mil milhões de Meticais registados no primeiro semestre de 2020.

Em terceiro lugar está o sector de exploração de recursos minerais, que no período em análise canalizou 1,7 mil milhões de Meticais, contra 1,5 mil milhões de Meticais do período homólogo.

Por fim, os outros subsectores (não especificados) canalizaram, no último semestre, 581,6 milhões ao fisco, contra 501,5 milhões de Meticais registados no primeiro semestre de 2020. 

Partilhar este artigo