MEF perspectiva agravamento da taxa de câmbio para 68 Meticais por Dólar

MEF perspectiva agravamento da taxa de câmbio para 68 Meticais por Dólar

O Ministério da Economia e Finanças (MEF) prevê o agravamento da taxa média de câmbio para o ano de 2021. Em Relatório de Riscos Fiscais 2022, publicado em finais de Agosto último, o MEF revela que o Metical depreciou-se em 2020, chegando a atingir uma média de 66,6 MT/USD, contra uma previsão inicial de 60,0 MT/USD.

“Para 2021, as projecções mudaram com o impacto da Covid-19, esperando-se uma pressão no mercado cambial, que poderá elevar a taxa de câmbio para 68,0 MT/USD”, lê-se no documento citado pela Carta de Moçambique.

Entretanto, em relação à previsão inicial (constante no Orçamento do Estado de 2021), o relatório do MEF mostra que houve uma variação negativa do agravamento da taxa de câmbio. Inicialmente, o MEF previa que a taxa média de câmbio anual atingisse 69,0 MT/USD.

A Fitch Solutions, uma instituição internacional de notação financeira, também reviu em baixa a previsão de desvalorização do Metical face ao Dólar em 2021. Se inicialmente a previsão para o final do ano era de 74 Meticais por Dólar, em Agosto, a instituição reduziu para 71 Meticais por Dólar, devido à melhoria nos preços de carvão mineral e alumínio, dois dos principais produtos de exportações do país.

Quanto a preços, o MEF perspectiva para 2021 uma certa estabilidade do nível de inflação, situando-se em 5,0%, o equivalente a uma redução de 0,5pp em relação ao ano passado. A fonte aponta para uma probabilidade de materialização do risco de desaceleração, da redução do nível geral de preços, de 42,9%.

Partilhar este artigo