Marcha por Azagaia: Filipe Nyusi manda averiguar a actuação da Polícia

Marcha por Azagaia: Filipe Nyusi manda averiguar a actuação da Polícia

O Comandante-chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Nyusi, deu ordem hoje ao Ministério do Interior (MINT) para que proceda a uma averiguação das razões que levaram a Polícia “a adoptar uma postura de confronto com os jovens que no passado dia 18 do mês corrente organizaram uma manifestação em homenagem ao ‘rapper’ Azagaia, a qual resultou em ferimentos e prejuízos entre jovens e transeuntes”.

Discursando na Academia de Ciências Policiais (ACIPOL) na XVIII cerimónia de graduação em Ciências Policiais, Filipe Nyusi instou ainda ao MINT no sentido de “identificar aqueles que procuram se aproveitar da virtude individual do ‘rapper’ Azagaia para atingirem os seus intentos”.

“E porque havia informações de que existiam pessoas que se queriam aproveitar da situação para cumprir agendas concorrentes e criar desordem, a Polícia foi obrigada a agir, o que culminou com o uso desproporcional da força”, disse Nyusi.

Ainda no seu discurso sobre a marcha o Presidente da Republica disse que “queremos dizer que lamentamos o sucedido e tomaremos as devidas medidas para clarificar o sucedido e para prevenir que estas situações voltem a acontecer”.

Filipe Nyusi pediu igualmente aos moçambicanos que continuem vigilantes perante o que classificou de actos que podem dividir e atrasar o desenvolvimento nacional, apelando aos jovens que se distanciem “destas tentativas de aproveitamento de qualquer natureza ou origem”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.