Maputo. Desempenho empresarial das PME’s reduz no II Trimestre

Maputo. Desempenho empresarial das PME’s reduz no II Trimestre

Os rácios de desempenho empresarial das PME’s na província de Maputo referentes ao II Trimestre de 2022 apontam para uma ligeira contração do desempenho empresarial nesta província face ao I Trimestre, refletindo a redução da facturação, num contexto de aumento dos custos de produção.

A informação consta no relatório do Índice de Robustez Empresarial há dias publicado pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique, CTA.

Segundo o relatório a actividade no sector da agricultura continuou a ser afectada pelo aumento dos custos dos insumos em 25%, com destaque para o preço de combustíveis, pesticidas e fertilizantes bem como sementes.

Comparativamente ao I Trimestre de 2022, verificou-se igualmente, uma redução dos preços de venda de hortícolas devido a uma maior oferta no mercado, aponta o relatório da CTA que o MZNews teve acesso.

“A produção foi também impactada pela queda irregular de chuvas. No sector de pesca, assistiu-se à redução da produção devido ao inverno e o agravamento dos custos operacionais acima de 25% resultante da elevação do custo de combustíveis, num contexto em que as empresas não têm espaço para aumentar os preços”.

No sector da indústria o relatório aponta para aumentos do custo de matéria-prima, tendo o preço da farinha de trigo aumentado em 75% e o trigo a granel em mais de 100%. Já o sector dos transportes como era previsível, apresentou um desempenho critico devido ao desafio imposto pelo agravamento do preço de combustíveis na estrutura de custos das empresas.

O desempenho das empresas foi afectada pela demora no reajuste do tarifário para o transporte de passageiro, e redução das vendas no transporte de carga em parte associada a perda do poder de compra dos clientes, e subida gradual do custo de alguns serviços críticos como de manutenção. No sector de hotelaria e restauração, devido conta do efeito sazonal, continua aquém do seu potencial.

O relatório da CTA refere ainda que a subida de custos de operação afectou a rendibilidade dos serviços de restauração visto que a receita não registou grandes melhorias. Para estimular a procura, os operadores do sector enveredaram pela prática de promoções e aposta na realização de eventos culturais e oficiais que tem trazido algum alento para o sector.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta