Manica: Endividamentos em bancos faz professores deixar de dar aulas

Manica: Endividamentos em bancos faz professores deixar de dar aulas

O absentismo de professores nas escolas públicas da província de Manica é de 10% com tendência crescente e pode ter origem no elevando nível de endividamento em bancos. Alguns têm dívidas em mais de três bancos e recebem 200 meticais de salário após os descontos.

Cerca de 11 mil, dos mais de 17 mil funcionários estão endividados, três mil dos quais tem dívidas em mais de três instituições bancárias ou de micro-crédito, segundo o Director provincial da Educação, Albino Chaparica, citado pela Rádio Moçambique.

“Nós temos cerca de 3.402 na situação péssima, em que têm dívida em mais do que três bancos. Estes funcionários é que têm a característica de absentismo na escola. Eles acabam tendo salários de 200 ou mil meticais, em detrimento de receber entre 19 mil e 40 mil meticais”, revelou.

O responsável falava esta semana após professores do Distrito de Tambara, em Manica, queixarem-se à Governadora provincial, Francisca Tomás, da ausência dos seus colegas.

“Para quem poderia receber 20 mil meticais e recebe dois mil meticais, como poderá trabalhar na sala de aula? A resposta é não!”, questionou e respondeu [o professor] Filipe Bento, antecipando que não será possível alcançar os resultados almejados.

Aos professore que faltarem ao trabalho sem justa causa a Governadora prometeu duras sanções.

“Aqueles funcionários que estão a dever no banco e recebem menos do que devia e [por isso] não dão aulas devem receber falta”, recomendou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.