Maláui: Director dos transportes detido por adjudicar contrato à Mota-Engil

Maláui: Director dos transportes detido por adjudicar contrato à Mota-Engil

O departamento anticorrupção do Maláui acusa o Director de aquisições de uso indevido de cargo público na adjudicação de um contrato para uma linha ferroviária à Mota-Engil.

O departamento anticorrupção do Maláu (ACB, na sigla em inglês) deteve, na quinta-feira, o Director de Aquisições do Ministério dos Transportes e Obras Públicas daquele país, Micheal Mbewe, por uso indevido de cargo público relativamente a um contrato adjudicado à Mota-Engil.

Em comunicado emitido esta quinta-feira, o ACB explica que recebeu uma reclamação em Setembro de 2021 alegando que era questionável o processo que se seguiu para declarar a Mota-Engil como vencedora do concurso para projectar, reabilitar e modernizar a linha férrea, de Marka a Bangula.

“Em 19 de Abril, o ACB prendeu Michael Mbewe”, diz ainda, adiantando ser suspeito de ter cometido o crime de desvio de cargo público contrário à lei de práticas de corrupção e negligência do dever oficial contrário ao código penal”, revela.

De acordo com a imprensa local, após investigações, a ACB ordenou uma nova licitação e o China Railway 20th Group venceu a licitação. (JN)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.