Quarenta e quatro reclusos evadiram-se de um estabelecimento penitenciário, no último sábado, no distrito do Alto Mulócuè, na província da Zambézia.
De acordo com as autoridades do Serviço Penitenciário na província, já foram capturados quatro e um outro morreu depois de ter sido baleado. Um agente ficou ferido.
Reporta a STV que o facto se deu quando os agentes em serviço naquele dia pretendiam servir água para os reclusos num pavilhão onde não jorra o líquido.
Segundo o Director dos Serviços Penitenciários na Zambézia, Álvaro Arnança, a população de reclusos não deve ficar privada do direito de ter água, tendo as autoridades e prontificado a prover o líquido.
Ele referiu que a rede pública de fornecimento de água é deficitária, fornecendo água com intermitências, uma vez a cada dois dias. “Dia sim, dia não. Naquele dia 27 água não estava a sair a nível do distrito”.
No interior do estabelecimento penitenciário existe um poço manual para a retirada de água, e quando alguns agentes foram prover o líquido, os detentos decidiram evadir-se, explicou Álvaro Arnança.
Deixe uma resposta