Mais de 300 mil meticais em notas falsas desaparecem de procuradoria distrital

Mais de 300 mil meticais em notas falsas desaparecem de procuradoria distrital

Mais de 300 mil meticais em notas falsas apreendidas pela Procuradoria distrital de Gurué, na provincial da Zambézia desapareceram da instituição. Em conexão com o caso estão detidos dois cidadãos, um é funcionário do órgão de justiça e, o outro, suposto coordenador do roubo.

As notas falsas estavam na posse da Procuradoria distrital desde o ano passado para investigações num caso de falsificação da moeda nacional.

O funcionário da procuradoria teria realizado várias compras no mercado local utilizado as notas em causa, disse o porta-voz da Polícia da República de Moçambique na Zambézia, Sidney Lonzo, citado pela Rádio Moçambique.

“Este valor foi retido pela polícia, o processo reencaminhado para a procuradoria. Um dos funcionários responsáveis por guardar este valor, na calada da noite, junto do seu amigo, com recurso a chaves, foram até ao edifício da Procuradoria distrital de Gurué. Sucede que começaram a realizar compras inadvertidas nos mercados e bares do distrito o que levo a alguma suspeita. Quando se fez o rastreio, percebeu-se que eles realizam pagamentos dessas despesas usando aquelas notas falsificadas”, contou.

Um outro caso envolve a detenção de um funcionário dos serviços de que vandalizou uma caixa automática (ATM) na cidade de Quelimane. O indiciado contou que a máquina estava com problemas: se tirava dinheiro, não tirava o cartão, e vice-versa. Por isso, forcou a ATM a retirar o seu cartão com recurso a uma chave de fenda.

A PRM disse que se trata de um cidadão que já tem cadastro criminal, e tem passagens sistemáticas pelas unidades da PRM “porque demonstra comportamento agressivo para pessoas da sua família”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta