A Presidente do Conselho Constitucional, Lúcia Ribeiro, terá rejeitado, “liminarmente”, uma proposta dos juízes conselheiros para anular as eleições gerais de Outubro de 2024.
A verdade é que o mundo todo já sabe que aquele escrutínio foi recheado de fraude, até porque este parece ser o principal motivo da actual situação social em Moçambique.
Segundo avança o semanário, Canal de Moçambique de 20 de Novembri de 2024, a ideia de Ribeiro é reduzir alguns votos do candidato da Frelimo, Daniel Chapo, e redistribuí-los pela oposição, incluindo assentos na Assembleia da República.
Independentemente da resolução do Acórdão que vier a público, a Frelimo e o seu candidato deverão manter-se no poder.
Refere o jornal, que os vícios eleitorais que levaram aos resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) foram criticados pela comunidade internacional “doadores/financiadores”, tendo apelado ao CC para avaliar com a devida cautela os contenciosos submetidos ao órgão buscando a verdade eleitoral ou a anulação das eleições “se for o caso”.
No próprio CC “Tribunal Eleitoral” existem juízes conselheiros que sugerem a anulação das eleições para o resgate da paz social e imagem do país na comunidade internacional.
Nota o semanário que, apenas compete ao CC se os processos de apuramento dos resultados obedeceram à lei e à lógica natural das coisas. Se assim tiverem ocorrido, o CC manda validar as eleições. Caso contrário, manda não validar e se vai para a recontagem de votos ou anulação.
Se se validarem estas eleições, o país poderá ver a sua situação social evoluir para níveis incontroláveis, refere a fonte.
“A Presidente do Conselho Constitucional aparentemente não quer saber dessas explicações. Quer que Daniel Chapo e a Frelimo sejam declarados vencedores. Nos últimos dias, Lúcia Ribeiro, tem sido constante no escritório de Filipe Nyusi, o que tem criado mal-estar entre os juízes” escreve, notando que última vez foi na manhã do dia 14 de Novembro.
E mais: Lúcia Ribeiro é membro do partido Frelimo, comadre de Filipe Nyusi. Seus filhos se casaram entre si. Têm interesses empresariais comuns.
Deixe uma resposta