Luanda acolhe Conselho de Ministros da SADC

Luanda acolhe Conselho de Ministros da SADC

O Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúne​-se em Luanda, entre os dias 10 e 11 do corrente mês,​ para analisar os avanços registados em matéria de execução dos programas regionais.

De acordo com uma nota de imprensa ​enviada à ANGOP​, o encontro ​que será orientado pelo chefe da diplomacia angolana, Tete António, na qualidade de actual Presidente em Exercício do Conselho de Ministros da ​organização, aprovará o Plano Institucional Anual e o orçamento do Secretariado para o exercício económico de 2024/​2025.

Durante os dois dias de trabalhos, os ​ministros passarão ​ainda em revista e discutirão quer o grau de cumprimento das decisões do Conselho e os avanços registados em matéria de materialização do lema da ​43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC​, bem como​ o Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional para 2020-2030 e o Centro de Operações Humanitárias e de Emergência da SADC (SHOC), quer os desastres ocorridos na região.

A 43​ª Cimeira dos líderes políticos da organização regional realizou-se em Agosto último na capital angola, Luanda, sob o lema “Capital humano e Financeiro: Os principais factores para a industrialização sustentável da região da SADC​”.

O Conselho de Ministros fiscaliza o funcionamento e o desenvolvimento da SADC e garante a execução concomitante das políticas e decisões​ e integra, por regra, de tutela das Relações Exteriores, dos Negócios Estrangeiros e das Relações Internacionais, do Planeamento Económico, das Finanças ou do Comércio, dos dezasseis (16) Estados-Membros e reúne-se duas vezes por ano, nomeadamente em Março e em Agosto.

Os preparativos do encontro de Luanda foram finalizados, esta quinta-feira, em Gaborone, capital do Botswana e sede da SADC, durante a 13.ª sessão ordinária do Comité de Embaixadores e Altos Comissários (CEAC), convocada pelo Secretariado da organização comunitária.

Durante a reunião, o CEAC foi informado sobre os principais pontos da agenda da reunião do Conselho de Ministros, com destaque paraa mobilização de recursos para as Missões da SADC em Moçambique e na República Democrática do Congo (RDC).

Angola esteve representada na reunião de Gaborone pela embaixadora no Botswana e junto da SADC, Beatriz Morais.

A SADC tem por Missão promover o crescimento económico e o desenvolvimento socio​-económico sustentáveis e equitativos, através de sistemas produtivos eficientes, de uma cooperação e integração mais aprofundadas, da boa governação e da paz e segurança duradouras, a fim de que a região emerja como actor competitivo e efectivo nos contextos das relações internacionais e da economia mundial. (RM-Angop)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.