A Ministra da Educação e Cultura, Samaria Tovela, revelou, ontem, em Maputo, que os livros escolares para a 4ª e 5ª classes estão a ser produzidos no país, dentro de um plano para averiguar a capacidade e qualidade nacionais.
“Os livros para outros níveis estão a chegar, já estamos a nos preparar para recepção e distribuição nos distritos, como forma de garantir que o livro chegue cedo aos meninos nas escolas” disse.
Por outro lado, assegurou que as dívidas das horas extras de 2023 com os professores e alfabetizadores já estão a ser pagas, estando em preparação o saldo das dívidas de 2024.
“Estamos a pagar as dívidas relacionadas com as horas extras dos professores e alfabetizadores, (….) começamos a pagar 2023, e 2024 está em preparação. Começamos a pagar os alfabetizadores ontem (na terça-feira). O governo está a pagar, por mais que demore, vai pagar todas as dívidas” garantiu, apelando aos professores e alfabetizadores para deixarem de abandonar as salas de aulas por conta das dívidas.
Tovela falava durante a abertura do I Conselho Coordenador do sector, que decorre sob o lema “Educação, Investigação e Cultura: Vectores Fundamentais para o Desenvolvimento Sustentável do País”.


Deixe uma resposta