Lisboa é a terceira cidade mais cara do mundo para viver

Lisboa é a terceira cidade mais cara do mundo para viver

Segundo o ranking da seguradora britânica ‘CIA-Landlords’, a capital portuguesa é a terceira cidade “menos viável” para se viver, superado apenas pelas congéneres europeias Londres e Roma.

O ranking foi elaborado com dados sobre a renda praticada nas cidades, determinada através da subtração entre o custo de vida, o custo médio dos alugueres e o salário médio. É importante sublinhar que o custo de vida inclui o custo do transporte, compras de supermercado, contas de serviços públicos, actividades desportivas e de lazer, cuidados infantis e custos de roupas.

Lisboa apresenta uma renda média para um apartamento com três quartos de 1.377 euros que, subtraindo o salário médio (878 euros) e o custo de vida (475 euros), apresenta um valor negativo de 974 euros.

Roma, que ocupa o primeiro lugar da lista, apresenta um custo negativo de 1.196 euros. Londres, que figura entre a capital portuguesa e a italiana na tabela, apresenta um custo negativo de 1.071 euros.

Segundo um estudo divulgado na semana passada pelo portal Idealista, Lisboa continua a ser a cidade onde a taxa de esforço para comprar casa é mais alta. Os habitantes da capital portuguesa têm de atribuir 53% do seu rendimento familiar para os encargos com a aquisição do imóvel via empréstimo bancário.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.