Linha de transporte de energia Temane-Maputo estará concluída no final do ano

Linha de transporte de energia Temane-Maputo estará concluída no final do ano

Obras de construção da linha de transporte de energia eléctrica Temane – Maputo estarão concluídas no final deste ano, garante o Presidente do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique.

O projecto cobre uma extensão de 560 quilómetros e poderá beneficiar um milhão de novos consumidores nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo.

“O projecto teve o seu início no ano antepassado. Este lote devia ter terminado em Fevereiro. Sofreu alguns atrasos. Estamos a trabalhar num plano de recuperação e prevemos terminar este projecto em finais deste ano”, garantiu Marcelino Gildo.

A linha que vai ligar Inhambane e Maputo compreende três subestações, nomeadamente, Vilankulo-Chibuto; Chibuto-Matalane; e Matalane-Maputo.

A materialização deste plano, que já está a 56%, vai marcar a conclusão da primeira fase denominada “Espinha Dorsal”.

O projecto poderá permitir um aumento de 16% na capacidade de geração de energia eléctrica para os mercados doméstico e internacional.

O projecto está avaliado em 500 milhões de dólares e conta com um donativo do Banco Mundial de 300 milhões de dólares e 33 milhões de dólares do Banco Africano para o Desenvolvimento. O Banco Islâmico de Desenvolvimento emprestou 110 milhões de dólares e 36 milhões de dólares são do Fundo da OPEP para o Desenvolvimento Internacional. (Domingo/TVM).

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.