Letela promete aprimorar cooperação internacional para combater crime organizado e transnacional

Letela promete aprimorar cooperação internacional para combater crime organizado e transnacional

O Procurador-Geral da República (PGR), Américo Letela, disse, ontem, que um dos maiores desafios do Ministério Público é o combate à criminalidade organizada e transnacional. Neste sentido, defendeu o aprimoramento da cooperação internacional judiciária.

“A cooperação jurídica e judiciaria internacional constitui uma das maiores preocupações do Ministério Público. O crime, muitas das vezes o organizado e transnacional, ocorre num determinado país e pode terminar além-fronteiras. E, para o sucesso das investigações é, sem dúvida, a necessidade de cooperar com outros países. Isso nos obriga, de facto, a reforçarmos os nossos mecanismos de cooperação” disse Letela, após ser empossado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

Falando a jornalistas, referiu que a instituição deverá trabalhar no melhoramento do desenvolvimento institucional. Isto incluiu ao acompanhamento da evolução do quadro legal.

Mas também, Letela referiu que o MP precisa direccionar esforços para garantir a qualificação de magistrados e oficiais de justiça para fazer face aos desafios dos distritos.

Reconhecendo que as instituições de justiça, incluindo a PGR, estão com a imagem ‘beliscada’, Letela disse que, o MP vai actuar conforme a Lei aplicável em Moçambique.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.