Moçambique participa a partir de hoje até quinta-feira na segunda edição da Conferência Africana sobre Tecnologias Agrícolas (ACAT) 2025, na cidade de Kigali, a capital do Ruanda, onde pretende mobilizar recursos para promover e fortalecer as acções de biotecnologia agrária no contexto do desempenho da agricultura.
Trata-se de um evento cujo embaixador é o antigo Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, e que reunirá cerca de 750 participantes de mais de 30 países, para discutir a aplicação da tecnologia agrícola como meio de garantir a segurança alimentar na região subsaariana.
Segundo uma publicação do jornal Notícias, nesta edição, os debates serão direccionados sob o tema “Soluções de tecnologia agrícola de última geração para agricultores de África”.
Um dos êxitos a ser exposto pelo país em Ruanda são os frutos dos ensaios de variedades de milho biotecnológico, que tiveram lugar entre 2022 e 2024, nos distritos de Boane, Chókwè, Vandúzi, Tete, Ribaué, e Lichinga, nas províncias de Maputo, Gaza, Manica, Tete, Nampula e Niassa, respectivamente.
As variedades ainda estão em vias de libertação, mas há entre três a quatro que durante as pesquisas revelaram-se tolerantes ao stress hídrico e resistentes a pragas como broca do colmo, apresentando melhores resultados de adaptabilidade nos diferentes campos de ensaio.
(Foto DR)
Deixe uma resposta