A companhia turca Karpowership está interessada em investir mil milhões de dólares norte-americanos na instalação e operacionalização de uma central termoelétrica flutuante à base de gás natural, em Moçambique.
A informação foi avançada há dias em Maputo pela directora comercial da Karpowership, Zeynep Harezi durante a atracagem do navio no Porto de Maputo.
Zeynep Harezi explicou que “a capacidade do navio pode fornecer energia para cinco milhões de moçambicanos, e imediatamente elevar a economia nacional.
“Pensamos em trazer este projecto para servir tanto às pessoas como também para gerar receitas imediatas para a economia moçambicana através da exportação para os países vizinhos”, explicou enquanto apresentava o navio a jornalistas.
A fonte referiu que através do desenvolvimento do projecto pode-se criar milhares de empregos para a jovem geração e para as mulheres engenheiras que serão empregadas através do navio de energia e dos seus subsectores.
Disse que o maior interesse que move a empresa turca é servir Moçambique contribuindo para mais alternativas de desenvolvimento.
A central marítima será alimentada a gás natural e terá uma capacidade instalada para gerar 470-500 Megawatts (MW) de energia, segundo deu a conhecer a directora comercial da Karpowership.
Foto: MZNews
Deixe uma resposta