Jovem empresário do Zimbabué quer penetrar no mercado moçambicano

Jovem empresário do Zimbabué quer penetrar no mercado moçambicano

Conheça aqui a história de um jovem zimbabueano que, devido má remuneração, decidiu abandonar o seu emprego numa açucareira local e criou a sua própria empresa de produtos alimentares saudáveis. As suas intenções actuais passam por expandir o negócio para os mercados regionais, tendo Moçambique entre os principais.

Título original: “Zimbabwean health food business exporting to Zambia; eyes broader region”

Em 2017, Lesley Marange, um jovem cientista-alimentar do Zimbabué, despediu-se do seu posto de trabalho numa empresa de processamento de açúcar local, alegando má remuneração. Hoje é o fundador e CEO da Glytime Foods, uma empresa de produção de alimentos saudável que já emprega mais de 40 funcionários.

“Queria mudar a forma como as coisas eram, pensando de forma inovadora… apenas revolucionar a forma como os zimbabueanos pensam sobre a alimentação e a sua saúde”, disse, falando no seu escritório em Workington, Harare, “Foi assim e por isso que nasceu a Glytime Foods”.

Marange e a sua esposa Talent Marange dirigem a empresa, que produz produtos alimentares, incluindo alimentos veganos, uma vasta gama de cereais e snacks saudáveis, bem como mel. E embora relativamente nova, a Glytime Foods já desfruta de uma boa quota de mercado.

“A recepção dos nossos produtos tem sido boa. Temos um óptimo espaço de venda. O nosso produto está lá em cima a competir com marcas estrangeiras. Mesmo agora temos alguns negócios de private equity que estão em curso, mas, infelizmente, não posso revelar os detalhes neste momento até que tenham sido finalizados”, disse Marange.

Quando começou em 2018, o jovem de 33 anos tinha a ideia e a ambição, mas não tinha capital. Assim, recorreu ao seu irmão mais velho para um empréstimo de 2.700 dólares, que acrescentou às suas poupanças e iniciou a Glytime Foods. No entanto, a cientista alimentar Talent Marange não abandonou na altura o emprego formal, uma vez que teve de se manter para defender a família enquanto o seu marido estabelecia a empresa.

“Houve uma mudança no estilo de vida à medida que colocávamos todo o pouco dinheiro que tínhamos no negócio. Tivemos de nos adaptar, mas vou ser sincera: nunca fomos para a cama com fome”, Talent Marange.

“Estávamos a gerir toda a operação a partir da casa de campo que alugávamos. Partilhámos o quarto com o nosso stock. Era o armazém”, acrescentou Lesley Marange.

Para Marange, Glytime é mais do que um empreendimento com fins lucrativos. Ele descreve o seu negócio como uma empresa social. “Não é apenas o produto que é diferente, mas também a forma como fazemos o nosso negócio”. Olhando para a nossa estrutura, verá que estamos a tentar apoiar a sustentabilidade na cadeia de valor local. Estabelecemos parcerias com cerca de 3.000 agricultores locais para lhes garantir o acesso aos mercados”, disse.

“Vimos como as organizações não governamentais e mesmo o governo geralmente iniciam programas com agricultores locais em algumas comunidades, mas no final deixam-nos a lutar para competir e ter acesso aos mercados por si próprios. Portanto, esta é a lacuna que estamos a tentar preencher”.

A Glytime obtém as suas matérias-primas directamente dos agricultores locais sob a sua parceria com os cultivadores locais. Marange explicou que o esquema não só capacita os agricultores locais como também assegura que a Glytime tenha um abastecimento ininterrupto de matérias-primas.

Tsitsi Sibanda, um produtor de mel, num vídeo publicado no website da empresa disse: “Tivemos dificuldades no acesso aos mercados. Ficávamos por seis meses sem compradores, mas agora, com a parceria Glytime, temos um comprador garantido”.

Mas nem sempre tem sido fácil navegar para o negócio familiar: “A burocracia governamental é um dos desafios mais difíceis com que tenho de lidar regularmente”, revelou Marange.

No entanto, a Glytime Foods tem colocado os seus olhos no mercado de exportação. Está actualmente a exportar para a Zâmbia, está registada na Zona Económica Especial do Botsuana, e a finalizar contratos em países que incluem Moçambique e a RDC.

“Estamos a trabalhar na certificação para empurrar o nosso produto para o Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA). Em cinco anos, queremos que a Glytime Foods seja uma marca que concorra com os melhores do mundo e que dê um valor real aos agricultores através de parcerias”, disse Marange. (howwemadeitinafrica)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.