O Governo do Japão desembolsou 2 milhões de dólares ao Programa Alimentar Mundial (PAM) para fornecer ajuda alimentar a cerca de 48 mil deslocados da província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
Através de um comunicado, o PAM revelou que o montante irá melhorar as condições de vida das vítimas do terrorismo em Cabo Delgado. “Esta contribuição oportuna permitirá apoiar as populações mais vulneráveis do país, através da distribuição de arroz e alimentos enlatados provenientes do Japão a cerca de 48 mil pessoas deslocadas internamente na província de Cabo Delgado, durante um período de seis meses”, refere em nota.
A província de Cabo Delgado está sob um conflito armado desde 2017 que aterroriza as populações. Grupos de rebeldes têm pilhado e massacrado aldeias e vilas um pouco por toda a província, sendo que uma variedade de ataques foi reivindicada pelo ‘braço’ do autoproclamado Estado Islâmico naquela região.
De acordo com dados do relatório The Armed Conflict Location & Event Data Project , o conflito já provocou mais de quatro mil mortes e pelo menos um milhão de deslocados, de acordo com um balanço feito pelas autoridades.
(Foto DR)
Deixe uma resposta