Já há entendimento! Novo salário mínimo poderá ser anunciado em breve

Já há entendimento! Novo salário mínimo poderá ser anunciado em breve

Está para breve o entendimento sobre os novos salários mínimos no país, cuja proposta poderá ser conhecida em Agosto próximo. É um dado avançado em Tete, pelo secretário-geral da OTM-Central Sindical, Alexandre Munguambe.

Neste momento, os grupos de concertação social junto do governo concluem ao pormenor os vários aspectos económicos da nova tabela salarial.

Os novos salários serão definidos mediante a situação económica de cada sector, tendo em conta os efeitos nefastos provocados pela pandemia do covid-19, que continua a afectar os trabalhadores e empregadores.

O Secretário-geral da OTM-Central Sindical disse, em Tete, que após o acordo saído da concertação social, os referidos documentos serão submetidos à apreciação do Conselho de Ministros.

“Há todo um esforço no sentido de amenizar aquilo que é o elevado custo de vida que os trabalhadores enfrentam. Portanto, estamos a espera de várias propostas, porque são nove sectores de actividade e cada sector teve o seu desempenho económico. Portanto, não é um número, são vários números que estamos a espera e ainda estão a negociar. É verdade que alguns sectores já atingiram acordos, outros não, mas todo o esforço está sendo feito no sentido de se reajustar, uma vez que o nível de vida disparou bastante”, disse.

 Em Tete, o Secretário-geral da OTM-Central Sindical manteve encontros separados com representantes dos órgãos de governação descentralizada provincial e dos diversos sindicatos. 

Partilhar este artigo