ISSM e BM unem-se na luta contra branqueamento de capitais

ISSM e BM unem-se na luta contra branqueamento de capitais

O Instituto de Supervisão de Seguros e o Banco de Moçambique (BM) passam a desenvolver acções conjuntas de prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo e proliferação de armas.

As duas instituições assinaram ontem, em Maputo, um memorando de entendimento a ser implementado até 2027.

A Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique, Ester dos Santos, explicou que o acto assenta no dever de cooperação e partilha de informações entre as autoridades de supervisão previsto na Lei de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, proliferação de armas de destruição em massa.

A presidente disse ainda que o acordo vai melhorar a supervisão do sistema financeiro nacional, através da partilha de informação.

Por seu torno, a Administradora do Pelouro de Estabilidade Financeira, no Banco de Moçambique, Benedita Guimino, disse que o acordo assinado entre as duas instituições permitirá a partilha de informação e consulta mútua, a troca de experiências e realização de acções conjuntas, bem como a assistência e o apoio técnico entre ambas as instituições.

Guimino considera ainda que cooperação vai contribuir para a implementação do plano de acções para a remoção de Moçambique da Lista Cinzenta do Grupo de Acção Financeira.

“Com a materialização do presente Memorando de Entendimento, ambas as instituições poderão uniformizar e consolidar a sua actuação na regulação e supervisão do sector financeiro e munir-se de ferramentas para acompanhar a dinâmica das novas tecnologias e outros desafios relacionados”, disse a administradora do Banco de Moçambique.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta