Investimentos no turismo moçambicano atingiram 7,3 MM$ no ano passado

Investimentos no turismo moçambicano atingiram 7,3 MM$ no ano passado

Moçambique registou, no último ano, investimentos de cerca de 7,3 mil milhões de dólares no turismo, o que corresponde a mais de 40% dos projectos de investimento no país.

Segundo o Presidente da República, que falava nesta quarta-feira, na cerimónia de inauguração do Ponta Mbembene Lodge, um empreendimento turístico localizado no Parque Nacional de Maputo (PNM), “o turismo absorveu mais de 42% dos projectos de investimento registados em 2023 com um valor total de 7,3 mil milhões de dólares, tendo o  sector tenha contribuído com 8,9% para o Produto Interno Bruto (PIB), contra 7,4% em 2022”.

Esta tendência, de acordo com Filipe Nyusi, “é o resultado da nossa acção governativa reflectida na melhoria do ambiente de negócios, no desenvolvimento de infra-estruturas de apoio, na recuperação da vida selvagem e na formação de recursos humanos”.

Para o Presidente da República, a pousada inaugurada faz parte de uma das melhores atracções turísticas do país, bem como mais um esforço para proteger a natureza.

“Quando não fazemos coisas concretas, como criar espaços, nada vai acontecer. Espero que a comunidade local possa usufruir dos benefícios da exploração do empreendimento, incluindo a formação e qualificação de pessoas como parte da mão de obra”, realçou o governante, citado pela AIM.

O estadista moçambicano acrescentou também que para além de contribuírem para as contas públicas, realizações desta natureza “vão contribuir para a taxa de exploração dos recursos florestais e faunísticos das comunidades locais que vivem nas áreas de conservação e arredores”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.