INTIC vai criar Observatório de Segurança Cibernética para combater crimes online

INTIC vai criar Observatório de Segurança Cibernética para combater crimes online

O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) vai criar, este ano, o Observatório de Segurança Cibernética para o combate ao crime online.  O INTIC está também a preparar propostas de lei para travar as burlas online.

Só no primeiro semestre do ano passado, deram entradas na Procuradoria-Geral da República 278 processos relacionados com crimes cibernéticos.

“Temos alguns dados obtidos através de entidades parceiras como a Procuradoria-Geral da República. Por exemplo, até o primeiro semestre de 2022, foram registados cerca de 278 processos que constituem, no entanto, um aumento em relação ao mesmo período do ano de 2021, em que foram 216.

Então, temos aqui uma subida de cerca de 28% que também tem cerca de 26 acusados e outros ainda estão em andamento”, disse citado pelo O País Eugénio Jeremias, director da divisão de Segurança Cibernética e Protecção de Dados no Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação.

O INTIC vai ainda este ano, criar o Observatório de Segurança Cibernética, que vai congregar vários intervenientes e sistematizar informação essencial e estratégica.

“O Observatório de Segurança Cibernética vai contar com todas as entidades que produzem informação nessa área das tecnologias de informação e comunicações. Por exemplo, vamos trabalhar com o Instituto Nacional de Estatísticas.

Essa será uma plataforma online a que o cidadão poderá aceder para pesquisar os dados. Serão produzidos relatórios sobre os incidentes de segurança cibernética”, avançou Eugénio Jeremias.

O INTIC pretende também estar representada noutras províncias ao nível do país.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.