Instituições públicas e privadas devem 25 milhões de dólares à EDM

Instituições públicas e privadas devem 25 milhões de dólares à EDM

Instituições públicas, nomeadamente o sector empresarial do Estado, e privadas devem 25 milhões de dólares à Electricidade de Moçambique (EDM) e estão em curso planos de saneamento dos encargos, afirmou esta quinta-feira o presidente da companhia.

“Já conseguimos ter acordos de pagamento de dívida com algumas empresas e elas têm estado a cumprir”, afirmou Marcelino Gildo, em declarações à comunicação social citado pela Lusa à margem do lançamento de um sistema eléctrico no distrito Ngauma, província do Niassa.

Marcelino Gildo avançou que a maioria dos devedores são do sector empresarial do Estado, mas as entidades privadas também são responsáveis por uma parcela importante dos encargos.

O presidente da EDM afirmou que a falta de pagamento do consumo de energia elétrica retira recursos necessários para a capacidade de investimento da empresa e a sua participação em pleno nos programas de electrificação de todo o país.

Aquele gestor avançou que a empresa está focada em contribuir para que o país alcance a meta de acesso universal à energia até 2030 preconizada pelas Nações Unidas.

“Agora estamos concentrados no Programa Energia para Todos, que contempla a eletrificação de todos os moçambicanos até 2030”, enfatizou.

Actualmente, prosseguiu, a luz chega a 40% da população moçambicana, com 36% a receber da rede nacional e cerca de 4% através de fontes alternativas.

Partilhar este artigo